Conheça a escritora Narcisa Amália de Campos por Stella Golfert
- Stella Golfert
- 22 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Esta pesquisa foi desenvolvida pela estudante Stella Golfert durante o projeto desse blog, confira e conheça essa autora esquecida pelos didáticos:
Narcisa Amália de Campos nasceu em 3 de abril de 1852 em São João da Barra, estado do Rio de Janeiro. Viveu, contudo, a maior parte de sua vida em Resende, cidade que considerava sua terra e onde escreveu a maior parte de sua obra.
Sua fase mais produtiva iniciou-se em 1870, quando Narcisa tinha apenas dezoito anos.
Provavelmente exerceram influência intelectual sobre ela o pai, professor e poeta, a mãe, professora primária e também o avo, abolicionista e republicano de ideias liberais.
Colaborou primeiramente com jornais locais e depois com jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo, através da publicação de artigos, tradução e, principalmente, poesias.
O período de maior produção de Narcisa coincide com a crise do regime monárquico no Brasil. O Império, tendo a frente D. Pedro II, conhecera seu apogeu a partir de 1850 apoiado na grande cultura cafeeira de mão-de-obra escrava.
Seu primeiro e único livro foi publicado em 1872, Nebulosas, seleção de alguns de seus poemas. Em seus versos, ao mesmo tempo em que fala de sentimentos e temas familiares e do cotidiano feminino, também enfoca assuntos de cunho político, ideológico e social, iniciativa ousada para mulheres de sua época.
Artigos acadêmicos relacionados à obra de Narcisa Amália:
Narcisa Amália, poeta esquecida do século XIX de Anna Faedrich:
Narcisa Amália e as intempéries da produção literária feminina da mesma autora Anna Faedrich:
O livro Nebulosas:

#Curiosidades #Leitura #Dicas#mulheresescritorasapagadasdahistoria#mulheresdoseculoxix
Comentarii