top of page
Buscar

Artigo de opinião Eles por Elas? por Maria Eduarda Valente

  • Maria Eduarda Valente
  • 3 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de dez. de 2020

E então...pode um homem ser feminista? A estudante Maria Eduarda discute questões do movimento feminista e a importância do apoio dos homens na luta por equidade de gênero.




Eles por Elas? Eis a questão...


Atualmente uma das questões muito discutida quando o assunto são lutas sociais é o lugar de fala. Pensando a respeito de tal conceito, comecei a pesquisar e a buscar entender o que ele representa. Enquanto pesquisava, percebi que a discussão girava em torno de: quem pode falar sobre, quem pode representar tal movimento e qual o limite entre apoio e domínio sobre a causa. E… ao pensar a questão do lugar de fala em relação ao Movimento Feminista, o que vem em mente é: o homem pode ser feminista?


Para responder tal pergunta, vou levantar outros questionamentos: quem sofre as consequências de viver em uma sociedade estruturalmente machista? De quem é a responsabilidade do machismo em nossa sociedade? A resposta para isso é simples, todos nós. Vivemos em uma sociedade que é estruturalmente machista, somos produto dela, e temos em nosso comportamento (mesmo de forma inconsciente) atitudes e pensamentos machistas. As consequências e as responsabilidades não se manifestam de forma unilateral, assim como a perpetuação de tais comportamentos retrógrados se dão tanto por homens quanto mulheres. Logo, a luta para uma transformação social não pode ser tratada de forma polarizada.

Gostei de um depoimento dado por Silvio de Almeida (filósofo, advogado e figura importante na luta contra o racismo), no programa Roda Viva de 22 de junho, no qual ele afirmou: "sem os brancos não é possível superar o racismo", e acredito que na luta feminista não é difetente. Diante disso, e considerando o conceito de lugar de fala explicado por Djamila Ribeiro, que afirma que lugar de fala é o lugar e/ou perspectiva social de cada indivíduo (vídeo exibido em 21/12/2017 no canal Curta!), deveríamos questionar como o homem cis branco, dentro do seu papel social que ocupa um lugar de destaque, pode contribuir para uma sociedade menos desigual.

Então...Pode um homem ser feminista? Bem, o feminismo é um movimento que parte de uma demanda do público feminino e que deve ser ditado e determinado por tal. Um homem não pode determinar o que é ser mulher ou o que é ser feminista, mas me inspirando no discurso de Chimamanda Ngozi (escritora do livro Sejamos todos Feministas), tenho plena convicção de que só conseguiremos superar o machismo se por iniciativa própria formos todos feministas.


Confira exposições de algumas autoridades no assunto:



Djamila Ribeiro quebra a internet falando sobre lugar de fala | Tema da Semana | Saia Justa



Todos nós deveríamos ser feministas | Chimamanda Ngozi Adichie | TEDxEuston



"Machismo não é o contrário de feminismo", diz Mario Sergio Cortella


Curta! Livros | O que é lugar de fala?


Silvio Almeida no Roda Viva


Trecho de entrevista com Rafael Guimarães (Parte 1) - Série Desmistificando o Feminismo



 
 
 

コメント


Post: Blog2_Post

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2020 por apagadas da história. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page