top of page
Buscar
  • Foto do escritorCAROLINE FEITOSA DE SOUSA

Maíra Boelter: artigo As drogas têm se tornado um grande problema para sociedade há anos...

O texto da Maíra é forte e autêntico, confiram!


As drogas têm se tornado um grande problema para sociedade há anos, sem nenhuma solução, até hoje. Ela se tornou comum em todas as faixas etárias, principalmente entre os jovens, e enquanto ninguém consegue lidar com o problema, ele vai piorando.


As drogas entre os jovens têm se tornado um absurdo, um problema sem solução prévia. É bom lembrar que todos somos criticados com base no sentimento de vergonha, em que uma vez que alguém vai por esse caminho, essa pessoa já não merece respeito.


Essa com certeza não é a forma certa de lidar com isso, porque os adolescentes ou jovens adultos que passam a consumir drogas, na grande maioria das vezes, têm algum motivo para isso, mas não quer dizer que a família sempre tenha culpa (embora possa ser o caso), e nem o adolescente, uma vez que passa por uma fase de transição.


A adolescência é conhecida, por muitos, como uma fase de rebeldia e ignorância, mas essa visão talvez tenha sido criada por adultos, que não sabem lidar com ela. Essa parte da vida é quando o jovem quer experimentar ser adulto, a ter independência, em que quer tomar suas próprias decisões e não aceita orientações; é nessa parte que eles começam a experimentar coisas novas e, salvo alguns, coisas "erradas".


É extremamente comum e normal os pais não saberem lidar com isso e se sentirem confusos, perdidos, e que não consigam entender o porquê disso tudo.


Existem diversos motivos pelos quais uma pessoa entra no mundo das drogas, como curiosidade, influências de amigos ou até de familiares, desejo de fuga de problemas (na maioria das vezes, familiares) e dificuldade de enfrentamento de problemas.


Um dos motivos mais comuns é o histórico familiar. Pessoas que têm ou cresceram com parentes próximos que são/eram usuários de drogas possuem uma maior probabilidade de consumi-las algum dia, não é incomum nesses ambientes familiares que esses adolescentes tenham sido expostos ao consumo delas ainda crianças.


Seria bom deixar claro que a família é o pilar principal na formação do caráter e personalidade de uma pessoa, e quando um ambiente familiar é instável, ou praticamente inexistente, aquela criança perde sua referência mais importante.


Outro fator extremamente importante é a saúde mental. Geralmente, a saúde mental de uma criança não é levada em consideração, sendo muito comum seus familiares chamarem a instabilidade de frescura, ingratidão ou apenas uma "fase". Mas a saúde mental tem se tornado uma pauta de suma importância, ainda mais entre os jovens. Segundo uma pesquisa publicada pela OMS neste ano, em junho, devido a diversos fatores, a depressão e a ansiedade aumentaram 25% apenas no ano de 2020, no começo da pandemia. Antes disso, em 2019, essa mesma pesquisa revelou que quase um bilhão de pessoas ao redor do mundo, sendo 14% adolescentes, viviam com algum transtorno mental.


Junto a todos esses fatores, o uso de drogas tem aumentado esporadicamente, em qualquer faixa etária. Segundo a OMS, nos últimos 24 anos o uso da cannabis aumentou muito, e a percepção entre os adolescentes sobre os riscos que as drogas trazem, diminuiu.


Esse é um caso grave, pois a diminuição da percepção sobre os riscos representa um aumento no uso, e sem esquecer que o uso dessas substâncias na fase jovem pode (mas não quer dizer que necessariamente irá) fazer com que haja uma dependência química no futuro. (Caso você tenha copiado na íntegra o texto, não esqueça das aspas)


É natural essa ser uma situação complicada, principalmente para os pais, mas muitas vezes as pessoas esquecem como é uma situação complicada para os usuários, independente da idade.


Desde cedo, somos ensinados a ter vergonha de fazer essas coisas, e quase nunca se recebe ajuda, mas muitas críticas.


As pessoas precisam aprender a serem mais compreensivas e empáticas em relação a essas situações, e quem sabe assim, ela possa ser resolvida de uma maneira mais eficiente.



4 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page