top of page
Buscar
  • Foto do escritorCAROLINE FEITOSA DE SOUSA

Pesquisa de opinião realizada com os alunos da escola sobre o tema "auxílio psicológico"

Atualizado: 7 de mai. de 2022

A ausência de tratamentos psicológicos nos dá diversos tipos de problemas mentais, a vida nos traz traumas passados, marcas que não contamos para ninguém, a falta de conseguir superar a perda, etc...,No meu ponto de vista, todos nós somos dependentes de ajudas psicológicas, porque somos feitas de fases e há certas fases que não entendemos o porquê de estarmos passando aquilo. Na falta de ajuda psicológica tudo se torna mais difícil, as dúvidas começam a surgir, o medo da vida, a depressão e opressão dentro de si. Todos nós precisamos de auxílio psicológico, para podermos superar fases e passarmos por elas, isso me faz muita falta. Crislayne Pedro da Silva



Os alunos Ana Beatriz Penfold, Crislayne Pedro da Silva, Pedro Henrique Targa e Rian Rodrigues Paiva se empenharam, em projeto desenvolvido com a Professora Luciana Quintal, em investigar entre os alunos da escola se eram apenas eles ou todos sentiam falta de mais apoio psicológico constante em suas vidas. Para isso, criaram algumas perguntas e usaram o recurso do formulário google. Confiram as respostas e porcentagens!


Dados da Pesquisa Inicial por Crislainy Pedro da Silva. A pesquisa preserva o anonimato dos seus colaboradores:


1- Você já fez algum tipo de tratamento psicológico?

Sim:40%

Não:60%


2- Você se sentiria à vontade em conversar com um psicólogo?

Sim:50%

Não:20%

Talvez:30%


3- Você sabe o que um psicólogo faz?

Sim:77,8%

Não:22,2%


4- Você acha importante uma pessoa ter uma boa saúde psicológica? Explique as

respostas:

Sim. Pra saber lidar com qualquer tipo de situação.

Sim, para aprender a lidar com as coisas em geral

Sim. Ela é importante para lidar com nossas emoções

Sim, porque com a saúde da mente a pessoa pode se sentir melhor e etc.

Sim, pois antes de estar fisicamente bem precisa estar bem mentalmente.

É extremamente importante, acho que nem preciso explicar.

Sim, pois sim uma boa saúde psicológica, a pessoa pode sofrer com alguns problemas psicológicos, exemplo: depressão por causa de algum acontecimento pessoal, exemplo: morte de algum parente importante.

Sim ( não sei explicar )


5- Você passou ou conhece alguém próximo que passou por algum trauma em algum momento da vida?

Sim:88,9%

Acho que sim:0%

Acho que não:11,1%

Não:0%


6- Um auxílio psicológico poderia te ajudar em algum problema que você tenha hoje? O que seria?

Sim. Lidar com as perdas.

Tenho insegurança e autoestima baixa.

Não.

Nenhum, por enquanto me sinto muito bem.

No momento não tenho nenhum problema.

Sim, depressão e a ansiedade.


7- Você acha que os serviços psicológicos gratuitos precisam ser mais divulgados?

Sim:100%

Não:0%


8- Você gostaria de um auxílio psicológico na escola? Se sim, você participaria?

Sim.

Sim

Eu participaria para viver a experiência com meu grupo e com os alunos.

Sim, mas acho que eu não participaria.

Sim acho que seria bom para várias pessoas principalmente pela pandemia, talvez participaria.

Gostaria, e participaria se eu precisasse

Gostaria, sim

Sim, Sim


9- Um dos nossos intuitos é organizar uma roda de conversa para alunos compartilharem seus traumas e mandarem energia positiva um para o outro, você participaria?

Sim:88,9%

Não:11,1%


10- O que você espera do nosso projeto? Tem algo que queira sugerir?

Que possa ajudar pessoas a superar seus traumas.

Sem sugestão.

Espero que vocês ajudem os alunos. Não tenho nada para sugerir.

Talvez fazer um grupo com quem participa do projeto, fazer gincanas ou algo do tipo.

eu espero que dê certo, de verdade.


Comentários da pesquisa, por Rian Rodrigues:


Com o resultado da pesquisa, posso analisar alguns pontos importantes. "Pessoas que fizeram tratamento psicológico".... eu nunca fiz tratamento psicológico, assim como a maioria dos alunos, 60% nunca fizeram tratamento psicológico, 40% fizeram tratamento, isso é bem importante, pois podemos ter essa experiência registrada de alguma forma.

Pessoas que se sentiram à vontade com um psicólogo, eu, por exemplo, me sentira bem à vontade conversando com ele (a). Uma média de 50% também se sentiriam à vontade, 20% das pessoas que não se sentiriam à vontade, 30% das pessoas.


Pessoas que sabem como um psicólogo trabalha: 77,8% das pessoas sabem o que um psicólogo faz, 22,2% não sabem o que eles fazem. Quem não sabe pode ter a experiência de conversar e aprender sobre essa profissão, certo?

Pessoas que sabem a importância da saúde psicológica... minha opinião é de que: sim, ela é importante para lidar com nossas emoções.


Por fim, as pessoas demonstraram interesse no nosso projeto, aguardam positivamente ações que motivem o conhecimento sobre esse assunto.




11 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page