top of page
Buscar
  • Foto do escritorCAROLINE FEITOSA DE SOUSA

Zaine Araújo - artigo de opinião: Drogas Na Adolescência e seus Riscos




As professoras Adriana e Caroline Feitosa propuseram um trabalho integrado de avaliação de escrita de Artigo de Opinião com o assunto Drogas Na Adolescência que se desdobraram em dois temas: 1- Drogas na adolescência e suas consequências e 2- A guerra ao tráfico de drogas: quem ganha? Quem perde? , Esse trabalho rendeu ótimos resultados. No post a seguir, mostraremos a redação da aluna Zaine Araújo Santos:


Drogas Na Adolescência e seus Riscos


O tema "drogas" em si é um tema certamente delicado ao se debater, e esse fator aumenta quando nos dirigimos sobre a ação química das drogas ilícitas e lícitas faz no corpo na fase da adolescência.


O principal questionamento a se fazer é: como os jovens se renderam a essas drogas, e o porquê. "Status" é a teoria mais aceita popularmente, é a mais válida pelo público. Mas o que há no jovem, intenso o suficiente, para querer chamar atenção, ao ponto de correr risco de ser dependente químico?


O conflito familiar é um ponto a se destacar, considerando todo o estresse emocional que é ter uma discussão com a mãe, por exemplo. Sendo esses conflitos frequentes, e somado ao fator "hormônio", pode-se desencadear problemas mentais sérios e bastante delicados.

A depressão, ansiedade, síndrome do pânico são alguns dos distúrbios frequentemente encontrados nos jovens. Esse fator contribui (e muito) a esse adolescente entrar no mundo das drogas, deixando ele mais 'sensível' para o consumo.


Fontes apontam que o número de dependentes químicos, entre jovens com problemas mentais, pode ser mais frequente do que aqueles que não os possuem. "Um a cada dez adolescentes e jovens com problemas de saúde mental consome álcool, fuma ou usa maconha com frequência semanal. Além disso, 7% dos participantes da pesquisa relataram fazer uso de todas as três substâncias".


Baseado nisso, clamo aos pais, por mais difícil e imaturo que os filhos sejam muitas vezes, que reforcem os cuidados aos seus filhos. Distúrbios mentais são sérios e são tão arriscados quanto o uso de drogas, eles podem matar da mesma forma.

8 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page